A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém estabilidade nos índices de avaliação popular, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (2). A taxa de reprovação de Lula permanece em 40%, enquanto a aprovação registra 29%.
Aprovação de Lula oscila dentro da margem de erro
O levantamento, realizado nos dias 29 e 30 de julho, ouviu 2.004 pessoas em 130 municípios. A avaliação positiva do governo — que reúne os entrevistados que classificam a gestão como “ótima” ou “boa”, oscilou de 28% para 29%. Já os que consideram a administração “regular” caíram de 31% para 29%.
A percepção negativa, que soma os que avaliaram o governo como “ruim” ou “péssimo”, manteve-se em 40%. Apenas 1% dos entrevistados não soube ou preferiu não responder à pesquisa.
Segmentos com maior reprovação da gestão
A pesquisa detalha quais grupos concentram os maiores índices de reprovação de Lula:
- Classes média baixa: 62%
- Classe alta: 57%
- Evangélicos: 55%
- Moradores da região Sul: 51%
- Pessoas com ensino superior: 49%
- Faixa etária de 35 a 44 anos: 48%
Esses dados indicam que o desgaste da imagem do governo é mais acentuado entre públicos tradicionalmente críticos ou economicamente impactados pelas políticas recentes, como o chamado “tarifaço”.
Avaliação pessoal de Lula também divide opiniões
O Datafolha também mediu a avaliação direta do desempenho pessoal do presidente. Nesse quesito, 50% desaprovam a atuação de Lula, enquanto 46% aprovam. Os números estão dentro da margem de erro e mostram estabilidade em relação à pesquisa anterior, de junho.
Comparação com gestão Bolsonaro
O instituto ainda comparou os dados atuais com os da gestão anterior. Em agosto de 2022, no mesmo ponto do mandato, o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha 24% de aprovação e 51% de reprovação, segundo a própria série histórica do Datafolha.
Deixe uma opinião