Camaçari é a 3ª cidade mais violenta da Bahia e do Brasil

Camaçari aparece como a terceira cidade mais violenta da Bahia e do Brasil, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O ranking nacional é liderado por Jequié, também na Bahia, seguida por Juazeiro.

Camaçari teve 77 homicídios de janeiro a junho

Entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho de 2025, Camaçari registrou 77 homicídios. O número coloca o município entre os mais violentos do país, com uma taxa alarmante de mortes violentas.

Apesar do cenário preocupante, houve uma redução em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 92 assassinatos. A queda de 15 casos foi confirmada pelo delegado titular da 4ª Delegacia de Homicídios, Dr. Antônio Carlos, em entrevista concedida no dia 15 de julho.

“A redução de homicídios é reflexo de ações de inteligência e operações integradas, mas o desafio continua grande”, afirmou o delegado.

Bahia lidera ranking de estados mais violentos

No panorama nacional, a Bahia ocupa a primeira posição entre os estados mais violentos do Brasil, seguida por Ceará e Pernambuco, segundo o FBSP. As altas taxas de homicídio têm relação direta com disputas territoriais entre grupos criminosos.

Facções impulsionam mortes em série

Cidades com altos índices de violência letal enfrentam a atuação intensa de facções rivais. Entre os fatores mais comuns apontados por especialistas estão:

  • Conflitos por controle do tráfico de drogas
  • Baixa presença do Estado em comunidades periféricas
  • Crescimento do crime organizado em áreas urbanas

Esses elementos tornam municípios como Camaçari zonas de alto risco para seus moradores.